quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Impressora 3D: inimiga ou aliada?

Impressora 3D: inimiga ou aliada?

Por Mariana Trevisan

Já ouviram falar na impressora 3D? Na realidade ela já existe desde 1984, inventada por Charles Hull, e basicamente ao invés de usar tinta e papel, cria objetos através da sobreposição de camadas. Não entendeu? Espera que explicamos melhor:

Passo a passo de uma impressora 3D ( Fonte: Site Revista Super Interessante
1. O modelo
Tenha um modelo digital. Você pode desenhar o objeto em três dimensões. Em vez de tinta, a impressora usa materiais como plástico, borracha ou resina.

2. O material
 O bico extrusor, então, aplica uma fina camada da matéria-prima derretida sobre uma plataforma no interior da impressora. O cartucho, então, aplica uma nova camada sobre a primeira e assim sucessivamente.

3. O objeto
 O processo de sobreposição de camadas se repete até o objeto ficar pronto. Depois de impresso, o objeto passa por uma fase de polimento, que inclui remoção da base e retirada de rebarbas.

As impressoras 3D ainda não se espalharan pelos lares brasileiros, pois seus preços continuam um tanto altos ( clique aqui e confira os preços). Mas há quem não se importe em pagar por algo que pode proporcionar a independência em determinada área de consumo, como nunca mais comprar sapatos, por exemplo!

Imagine se pudéssemos imprimir nossos próprios sapatos!  O designer finlandês Janne Kyttänen tornou realidade essa ideia inusitada e está disponibilizando uma linha de sapatos de salto alto para serem baixados de graça e impressos em até sete horas.

Os sapatos foram concebidos para serem impressos com uma CUBEX , uma versão mais compacta da impressora. No vídeo abaixo é possível visualizar esse e outros produtos impressos em 3D e perceber que essa  é uma realidade que mais breve do que imaginamos estará no nosso cotidiano!

As marcas que souberem usar essa ferramenta como uma aliada, irão se destacar e manterão a sua relevância no mercado do futuro. A MV Trevisan, como uma empresa de consultoria de marketing, pode auxiliar nesse planejamento, sugerindo ideias e ações. Ficou curioso? Entre em contato conosco!



Um comentário: