quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MV EM CANNES - Crianças que jogam games são mais criativas

MV EM CANNES - Crianças que jogam games são mais criativas

por Mariana Trevisan

Ainda relembrando tudo que ouvimos por Cannes hoje o post é sobre GAMES!
Espia os posts anteriores do blog que tem mais notícias sobre a nossa participação no maior Festival de Criatividade do mundo.

PHD & JANE MCGONICAL: the future is a massively multiplayer game

A palestra abordava basicamente os benefícios dos games. A autora americana Jane McGonigal é especialista em jogos de realidade alternativa e acredita que o videogame pode ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Já escreveu diversos livros e seu best-seller  “Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change The World” ( Realidade está quebrada - Como jogos nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo".Além disso, segundo a Revista Forbes, Jane pode estar na lista das mulheres mais influentes do mundo em 2014.


Na palestra, ela apresentou números impressionantes. Segundo ela, 1 bilhão de pessoas passam mais de 1 hora conectados jogando jogos online. Nos Estados Unidos, 98% dos meninos com menos de 18 anos jogam pelo menos 1 hora de videogame por dia. Mas o mais impressionante foi o seguinte dado: 92% das crianças entre 1 e 2 anos também jogam. E isso é bom, pois os games provocam diversas emoções, entre elas :

  1. Criatividade
  2. Contentamento
  3. Imaginação
  4. Excitação
  5. Curiosidade
  6. Orgulho
  7. Surpresa
  8. Amor
  9. Alívio
  10. Alegria

Ela diz que seria perfeito se gestores usassem a lógica dos games no trabalho para liderar equipes e que o segredo está em fazer com que sua equipe ou clientes sintam pelo menos três dessas emoções citadas acima.

"Você é mais ambicioso, mais positivo e mais energizado se você joga". Jane McGonigal 

Jane ainda comentou que crianças que jogam videogames são mais criativas, mesmo que sejam aqueles jogos mais violentos. "Se pararmos para analisar, 80% do tempo em que jogam, normalmente estão perdendo, mas não desistem! Além disso, jogadores tem mais facilidade em ajudar e pedir ajuda e isso é muito positivo na vida profissional. Ou você nunca perguntou para um amigo que joga o mesmo jogo, como sair de determinada fase?", comenta ela.


Segundo Jane, jogar jogos casuais é um ótimo remédio para ansiedade e depressão. Ela apresentou um ótimo exemplo disso, o jogo Re-Mission, criado para crianças que enfrentam um câncer, onde eles simulam através do jogo, estar "matando"o vírus dentro do seu próprio corpo. Estudos mostraram que as crianças que jogaram tiveram 20% mais aceitação a quimioterapia. Genial, não é mesmo? ( Clica em Re-Mission ali em cima e espia o site. Você pode até jogar por lá!)



Conseguimos melhorar sua opinião sobre games? Mas Jane ressalta, que 30 minutos por dia é o suficiente. Então, nada de exageros, ok?

Se você virou fã dela assim como nós, assiste uma apresentação dela no TED talks, aliás, a MESMA palestra que assisti! Imperdível! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário