Por Jessica Tricta
Final de ano pede reflexão, agradecimento e mudanças de atitudes. Dia 3 de dezembro (dia internacional das pessoas com deficiência), a organização Pro Infirmis (organização internacional para pessoas com deficiência) lançou o vídeo com o título em inglês "Because Who is Perfect" que emocionou o mundo e já alcançou mais de 8 milhões de visualizações.
Estamos acostumados a presenciar a moda perfeita em seu fiel padrão do número 36 na maioria dos desfiles.Sempre prezando pelo bom caimento a elegância e as pensadas tendências. Não tão visível em nosso cotidiano, porém existente, temos o desafio da ergonomia em pessoas com deficiência física, cadeirantes, idosos e pessoas acima do peso. Essas são situações constantes que merecem mais atenção e a moda trabalha para isso, mesmo que em pequenas proporções.
Inclusive para pessoas sem deficiência já é difícil criar um padrão de medidas, pois as variações são muito grandes, o que dificulta criar um padrão. Muitas vezes encontramos diferenças de tamanho nas marcas, o que vem sendo trabalhado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em parceria com a Abravest (Associação Brasileira de Vestuário). Ambas estão fazendo uma coleta de medidas nacionais para padronização de tamanhos nas marcas brasileiras.
Foto: Vestemoda |
Com essa problema constante, confeccionar uma roupa para uma pessoa com dificuldades físicas pede uma pesquisa dos costumes, comportamento, desejos e o dia-a-dia. Às vezes é muito mais pensada do que uma coleção tradicional.
Entendidos dessas dificuldades, o grupo Pro Infirmis busca ajudar a inserção dessas pessoas no convívio social através de tratamentos e atividades diversas com o apoio de voluntários e profissionais fixos. Aqui no Brasil temos também alguns grupos como a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), que sempre estão em busca de apoio.
Para fechar o ano compreendendo as dificuldades que muitos têm e que nós nem sempre notamos, segue o vídeo publicado pela Pro Infirmis para você também se emocionar e pensar um pouco no próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário