A possibilidade de divulgar-se sem falar de si mesmo para o grande público
Por Thábata Mariani
Com suas primeiras aparições entre as décadas de 60 e 70, a assessoria de imprensa cresceu e tornou-se cada vez mais presente na vida dos diferentes tipos de organizações. Desde então, diversas mudanças ocorreram, principalmente devido às transformações nos meios de comunicação e aos avanços tecnológicos.
Continua sendo uma ferramenta que liga a notícia à mídia, porém o profissional da área precisa desenvolver uma série de características que anteriormente não eram necessárias ou mesmo reconhecidas. Em meio às habilidades do assessor, criatividade é básico. Capacidade de abordar, conduzir e noticiar, além de ser sociável, comunicativo e ter contatos, são alguns diferenciais da profissão.
Para as empresas, independentemente do porte, a assessoria de imprensa possibilita novos horizontes. Trabalhando na divulgação do produto ou serviço, na criação ou melhora da imagem e valores da organização, a assessoria permite que empreendimentos, personalidades e órgãos públicos sejam vistos e lembrados.
Na publicidade, a empresa fala de si mesma, num espaço pago e geralmente com custos altos. Ao contrário da anterior, a assessoria tem credibilidade, por ser um jornalista falando do assessorado, e os valores costumam ser mais acessíveis do que os de agências de publicidades. Sendo assim, os assessores criam laços com jornalistas e facilitam a veiculação de seus releases em diferentes mídias.
A assessoria também envolve estratégia, planejamentos e pode funcionar como uma consultoria. Objetivando beneficiar da melhor maneira a organização para qual trabalha, o assessor busca diagnosticar e solucionar problemas do cliente, normalmente na área de comunicação, e mantém um bom relacionamento com o público da empresa.
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