sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

DICAS PARA A PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS

DICAS PARA A PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS
Por Vanessa Trevisan

Falamos nos posts anteriores sobre a experiência da MV Trevisan em feiras, sobre alguns motivos para participar em feiras e agora quero abordar algumas dicas para ampliar os resultados caso opte por expor.

Para que a participação em uma feira seja satisfatória, muitos elementos deverão ser atendidos para então resultar no fechamento de negócios. 

Segue alguns itens que a MV Trevisan considera imprescindíveis no check list pré-feira:

-O ambiente deve ser adequado: visualmente agradável e com a identidade da marca e com local para receber os clientes e sentar-se confortavelmente para futuras negociações/reuniões;
- Atendentes capacitados: equipe amigável e bem informada sobre o serviço ou produto ;
- Materiais de apoio e amostras: Importante ter catálogos, flyers, cartão de visita e amostras disponíveis e em grandes quantidades, considerando o número médio de visitação do evento;
- Tabelas de preços e contratos sempre à mão.
Paolattore Bolsas, cliente da MV, bem preparada durante a feira SICC.
 Cartela de cores dos couros, bloco de pedidos, amostras e catálogo!

Memória dos contatos

Durante uma feira são feitos inúmeros contatos. Para que informações importantes não sejam perdidas, é importante anotar detalhes de cada contato feito. Uma boa dica é elaborar uma espécie de fichas de memória dos contatos, para garantir a continuidade na negociação com o cliente após o término do evento.
Na ficha pode constar a identificação do cliente (pode-se anexar o cartão de visita), suas características e necessidades, além dos compromissos estabelecidos. Muitas vezes é necessário enviar informações complementares pós evento, para que o cliente possa fechar o negócio.
Outra dica é sinalizar nessa ficha os clientes com maior potencial de continuidade para que esses contatos sejam priorizados.

DICA IMPORTANTE:
Pesquisas indicam que mais de 80% dos negócios são realizados em um período de até um ano após a realização da feira. Ou seja, a persistência é uma característica indispensável para a concretização de negócios.


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